Cisco Meraki: gerenciamento na nuvem de forma centralizada, rápida e fácil.

Durante os últimos meses, boa parte da população está longe do escritório e passou a trabalhar remotamente. Líderes e gestores se encontraram gerenciando equipes e empresas totalmente a distância. Você sabia que é possível gerenciar a sua rede remotamente?

Com mais de 2 milhões de redes ativas, a Meraki surgiu para:

 “Simplificar uma poderosa tecnologia para que profissionais dedicados possam se concentrar em sua missão”

 O diferencial da Meraki – que a princípio surgiu como pontos de acessos inovadores e atualmente é uma solução completa de rede gerenciada que inclui tecnologia sem fio, swtiching, segurança (UTM) e gerenciamento de dispositivos (MDM) – é que ela consegue ser segura, escalonável, está preparada para o futuro e é confiável.

Produtos Meraki

De que modo tudo isso acontece?

Primeiramente, devemos entender que o fato de poder ser gerenciado remotamente é porque está na nuvem, que é quando o acesso aos recursos de rede é feito pela internet. O resultado é gerenciamento centralizado, visibilidade e controle sem o custo e a complexidade que são comuns em redes tradicionais físicas. Tudo é implantado de maneira rápida e fácil sem exigir treinamentos aprofundados ou interfaces de linha de comando proprietária, aumentando assim a eficiência da TI.

Outro ponto que levanta curiosidade sobre Meraki é em questão de segurança e privacidade sobre como os dados são passados. Nesse diagrama mostram quais informações passam para a nuvem:

 Apenas as azuis que são os dados de gerenciamento (configuração, metadados para relatórios, ferramentas para resolução de problemas, firmware e correção de atualizações de segurança). Já os dados de tráfego dos usuários (que incluem navegação na web e aplicativos internos) não passam pela nuvem. Mais informações sobre segurança, confiabilidade, privacidade dos serviços na nuvem da Meraki e níveis de certificação dos data centers descubra aqui.

E uma das partes mais encantadoras da Meraki é a Dashborard. Nela, em uma página central você pode gerenciar todas as versões de firmware para sua rede.

Na dashboard você também consegue ver com facilidade e rapidez qualquer alerta. A plataforma oferece uma série de ferramentas de solução de problemas, visibilidade e análises o que significa que lentidão de aplicativos, latência de rede e cabo com defeito podem ser resolvidos em minutos. O impacto organizacional é imenso, pois economizarão tempo e dinheiro.

Por fim, as tendências de consumo mudam muito exigindo que tudo seja feita de forma rápida e com menos esforços e num cenário onde as empresas  crescem, mas mantém o seu time de TI enxuto, os ataques  cibernéticos aumentaram e o número de BYOD tem crescido resultando numa rede sobrecarregada e lenta os dispositivos Meraki é ideal para facilitar seu dia a dia. A melhoria da rede com apenas um dos produtos Meraki possibilita visibilidade e controle granulares, mas a implementação de uma combinação de uma linha de produtos Meraki oferece um conjunto de benefícios exclusivos.

Esse texto tem intuito de aconselhar os clientes e empresas a possibilitarem um ambiente de trabalho mais confortável e seguro. Quer saber mais sobre a linha Meraki ou conhecer mais soluções da DiferenTI para aprimorar sua performance digital? Clique aqui!

*Firmware é um software dedicado a um hardware, permitindo ele ter um minimo de inteligencia;

*BYOD (Bring your own) device é quando o funcionário usa seu próprio device/aparelho no ambiente corporativo.

*Interface de linha de comando